Qual o melhor adoçante para diabético

Qual Melhor Adoçante para Diabético? Eritritol ou Stevia

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Qual o melhor adoçante para diabético?

O eritritol e a stevia são adoçantes para diabéticos com baixas calorias, mas qual o melhor adoçante para diabético? Eritritol ou stevia? É o que veremos nesse artigo…

Você pode usar qualquer um dos adoçantes para quase tudo, desde chá, café e para fazer produtos assados ​​e muito mais.

Embora esses dois adoçantes tenham quase o mesmo valor nutricional e benefícios para a saúde, existem muitas diferenças entre eles.

O que é eritritol?

O eritritol é um tipo de álcool de açúcar, um adoçante artificial de baixa caloria.

É encontrado naturalmente em alimentos como frutas e cogumelos, e também pode ser produzido fermentando os açúcares simples encontrados no milho.

Você pode comprar eritritol em pó e usá-lo no lugar do açúcar para preparar assados, bolos e pães para diabéticos.

O que é stevia?

Por outro lado, a stévia é um adoçante natural derivado das folhas de Stevia rebaudiana , uma planta nativa de certas partes da América do Sul.

É usado como uma alternativa ao açúcar comum.

Embora a stevia seja vendida na forma de pó, muitas marcas são feitas do rebaudiosídeo A, um composto altamente concentrado extraído das folhas da planta stévia. Essas variedades costumam ser misturadas com outros adoçantes, incluindo o eritritol.

Eritritol vs stevia

O eritritol contém apenas 5% das calorias que o açúcar contém, aproximadamente 0,2 calorias por grama. Também é apenas cerca de 60-80% tão doce quanto o açúcar normal.

Da mesma forma, a stévia é considerada um adoçante não nutritivo, o que significa que não tem calorias. A stévia pode conter vários compostos diferentes extraídos da folha de stévia, que podem ser de 50 a 400 vezes mais doce do que o açúcar normal.

Qual o melhor para o diabético?

Seu corpo não possui enzimas para digerir o eritritol. Por isso, o adoçante entra na corrente sanguínea e é excretado pela urina (1 )

Por esse motivo, ele não tem efeito sobre os níveis de glicose no sangue ou de insulina, assim é uma ótima alternativa ao açúcar comum. (1 4 )

Um estudo, feito em animais, em 2018 mostrou que o eritritol pode até baixar a glicose no sangue, diminuindo a absorção de açúcar no sangue, aumentando a absorção de glicose pelos músculos e alterando a atividade de várias enzimas envolvidas no controle da glicemia (5 ) Ainda assim, mais pesquisas em humanos são necessárias.

A stévia pode ser uma boa escolha para pessoas com diabetes porque não aumenta a glicose no sangue.

De acordo com um estudo de 2020, feito com 34 pessoas com diabetes tipo 2 , beber 1 xícara (237 mL) de chá adoçado com stévia diariamente por 8 semanas não teve efeito sobre a glicose em jejum, níveis de insulina ou controle do diabetes a longo prazo (6 )

Por outro lado, outra revisão de 2020 relatou que a stévia pode realmente baixar a glicose no sangue, impedindo a síntese de glicose no corpo (7 )

Além do mais, alguns estudos sugerem que a stévia pode ajudar a baixar os triglicerídeos, pressão arterial e colesterol, todos fatores de risco para doenças cardíacas. No entanto, a pesquisa é inconsistente (8 9 ).

A stévia é bem mais doce que o açúcar, por isso é usada em quantidades muito pequenas.

Está disponível em pó ou líquido e pode ser usado para adoçar café ou chá. Mas muitas pessoas alegam que a stévia não adoça o café, isso provavelmente se deve ao seu sabor meio-amargo.

O eritritol também pode ser usado como um substituto do açúcar em muitas receitas, incluindo bebidas e assados, como pães, bolos e granola para diabéticos.

Mas o eritritol não se dissolve tão bem como o açúcar comum e pode cristalizar, o que pode não ser adequado para fazer certos pratos em casa, como sorvete, mas é ótimo para fazer coberturas de bolos e doces para diabéticos.

Além disso, o eritol não é tão doce quanto o açúcar, dessa forma use um pouco mais em suas receitas, comparando com o açúcar comum na proporção de 1,25 para 1.

Conclusão:

Tanto o eritritol quanto a estévia são dois adoçantes para diabéticos. Nenhum deles aumenta a glicose no sangue e não tem efeitos colaterais.

Ambos são muito versáteis, mas a stévia não adoça bem o café e o eritritol é melhor para fazer pratos de forno e fogão.

Foto de Towfiqu barbhuiya no Pexels

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