Por que a musculação pode evitar o diabetes

Por que a musculação pode evitar o diabetes?

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A pesquisa mostra que a musculação ajuda a reduzir o risco de diabetes tipo 2

Um grupo de pesquisadores da Oakland University usou dados de estudos médicos em todo o mundo para examinar o impacto do treinamento de musculação no risco de diabetes tipo 2.

Suas descobertas, publicadas na revista Sports Medicine , mostraram que o treinamento de musculação , como levantamento de peso e exercícios com elásticos, ajuda a controlar os níveis de glicose no sangue e de lipídios (colesterol LDL, HDL e triglicerídeos) – dois dos maiores fatores de risco para doenças do coração para diabéticos tipo 2.

“Estudos anteriores mostraram que o treinamento de musculação é eficaz para controlar a glicemia (glicose no sangue) e os níveis de colesterol no sangue em adultos que já têm diabetes tipo 2”, disse Raza Qadir, um graduado recente do OUWB e principal autor do artigo. “Nossa pesquisa mostrou que o treinamento de musculação também é bom para controlar essas mesmas variáveis, além de reduzir a gordura corporal, em pessoas obesas que que tem pré diabetes.”

Junto com Qadir, Elise Brown, professora assistente da Escola de Ciências da Saúde da OU, Taylor Todd, estudante da Escola de Ciências da Saúde da OU e Nicholas Sculthorpe, professor da Escola de Saúde e Ciências da Vida da Universidade do Oeste da Escócia , foram co-autores do artigo. Além disso, Brown serviu como mentor docente de Qadir.

O que mostram os estudos

Os pesquisadores da OU extraíram dados de ensaios clínicos controlados que acompanharam os resultados cardiometabólicos em adultos com risco de diabetes tipo 2 , comparando aqueles que praticaram musculação com aqueles que não o fizeram.

Desfechos cardiometabólicos são fatores de risco comuns de diabetes e que causam doenças cardiovasculares (por exemplo, doença arterial coronariana) e disfunções metabólicas (por exemplo, obesidade, diabetes tipo 2), como colesterol alto, glicose alta , pressão alta e aumento da gordura abdominal .

Sculthorpe realizou a análise dos dados, que mostrou que o treinamento de musculação, quando realizado por um período de pelo menos 12 semanas, ajuda na redução do glicose no sangue , gordura corporal e colesterol em adultos com pré diabetes ou risco de diabetes tipo 2.

“Essas descobertas são importantes na prevenção do diabetes tipo 2”, disse Qadir, acrescentando que estudos de longo prazo são necessários para determinar se o treinamento diário de musculação pode prevenir a doença por completo. “Se pudermos prevenir a doença, poderemos evitar as complicações que o diabetes causa.

As complicações são muitas e variadas. Como problemas nos nervos, doenças renais e até perda de visão, além disso, um aumento do risco de doenças cardiovasculares, a principal causa de morte em todo o mundo.

O diabetes tipo 2 afeta mais de 400 milhões de pessoas em todo o mundo e tem um custo global anual estimado em US $ 1,3 trilhão.

Olhando para os dados, os pesquisadores descobriram que os ensaios clínicos que demonstraram as melhorias mais significativas nos resultados cardiometabólicos em pacientes em risco de diabetes tipo 2 empregaram parâmetros de treinamento específicos – ou seja, o uso de pesos livres ou faixas de musculação em intensidades acima de 60% de repetição máxima, com 10 a 15 repetições por série.

Essas descobertas estão de acordo com as recomendações de exercícios para diabéticos da American Diabetes Association e American College of Sports Medicine para adultos com diabetes tipo 2, disse Qadir. Ele observou que, além de melhorar a saúde cardiometabólica, o treinamento de musculação também é usado para melhorar o desempenho atlético, a composição corporal e a densidade óssea.

“Esses benefícios são válidos apenas para  o treinamento de musculação”, disse ele.

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