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O que Comer Quando a Glicose Está Alta?

o que comer quando a glicose está alta

Embora a glicose alta no sangue seja o sintoma mais característico do diabetes tipo 2 , ela também pode estar alta, mesmo que você não seja diabético. Dessa forma, vamos mostrar nesse artigo o que você deve comer quando a glicose está alta que pode ajudar a baixar a glicose.

Para evitar aumentar ainda mais a glicose no sangue, é importante escolher e comer os alimentos que podem ajudar baixar a glicose alta.

Tempo estimado de leitura: 11 minutos

Quais os alimentos comer quando a glicose está alta?

Alimentos ricos em fibras

Alimentos ricos em fibras podem baixar a glicose no sangue, desacelerando assim digestão.

Isso ajuda a prevenir picos de glicemia e melhorar a resposta do seu corpo à insulina, o hormônio que controla a glicose.

Os principais alimentos ricos em fibras que você pode comer quando a glicose está alta são:

Brócolis ou brotos de brócolis

O sulforafano é um composto contendo enxofre encontrado nos vegetais crucíferos. Incluindo brócolis e brotos de brócolis. Dessa forma comer brócolis ajuda a baixar a glicose alta.

Pois o sulforafano pode baixar a glicose, aumentando a captação de glicose, regulando as proteínas que sinalizam e que controlam as células do fígado bem como a resposta à insulina.

As células do fígado produzem ceramidas. Que são moléculas de lipídios ( gorduras ) que podem causar resistência à insulina .

O sulforafano bloqueia uma enzima envolvida na síntese de ceramidas. Ao inibir essa enzima, então o sulforafano pode baixar os níveis de ceramida e melhorar a sensibilidade à insulina, diminuindo a resistência à insulina.

Quando a sensibilidade à insulina aumenta, o corpo tem uma capacidade melhor de liberar insulina quando a glicose no sangue está alta.

Além disso, vegetais crucíferos como o brócolis contêm glucosinolatos, enxofre e compostos de nitrogênio que então melhora a sensibilidade à insulina e baixa a glicose.

Feijão ou Lentilhas

Legumes como feijão e lentilha contêm fibra solúvel e amido resistente. Eles são digeridos muito mais lentamente do os que carboidratos simples bem como a glicose.

Como a fibra solúvel é digerida mais lentamente, então reduz o esvaziamento do estômago, aumentando a sensação de saciedade e evitando picos de glicose.

O amido resistente também ajuda a prevenir picos de glicose no sangue depois da refeição. Sendo digerido lentamente, o que pode melhorar o controle glicêmico, especialmente em pessoas com resistência à insulina.

Estudos mostram que comer meia xícara de legumes, como feijão preto ou grão de bico ou lentilhas junto com carboidratos de fácil digestão, como arroz branco, pode aumentar rapidamente a glicose. Assim ajuda a estabilizar a glicose 60, 90 e 120 minutos após a refeição.

Frutas cítricas

Embora as frutas cítricas contenham glicose, elas não aumentam a glicose tanto quanto outros alimentos que contêm glicose ou carboidratos simples.

Isso se dá a grande quantidade de fibras na casca e na polpa dessas frutas. Como a fibra retarda a digestão, a glicose fica estável, já que a glicose não entra no sangue rapidamente e assim a absorção da glicose diminui.

Isso ajuda a melhorar o controle glicêmico e a regulação da liberação de insulina bem como regula a glicose.

Pequenas quantidades de frutose, a glicose das frutas, da mesma forma melhora o metabolismo da glicose. Isso aumenta a captação de glicose pelas células do fígado e diminui a glicose após as refeições.

Sementes de linhaça

A linhaça baixa a absorção de glicose. Pois é rica em fibras e ácidos graxos ômega-3. Por isso retardar a digestão e o esvaziamento do estômago. Isso então ajuda a regular a glicose, evitando picos de glicemia.

A pesquisa mostra que comer 30 g de linhaça com iogurte por oito semanas pode baixar a hemoglobina A1C. A hemoglobina A1C é um exame que mede o nível médio de glicose nos últimos dois a três meses.

Comer gorduras baixa a glicose alta

Comer alimentos ricos em gorduras boas ​​baixa a glicose alta. Além disso tem benefícios anti-inflamatórios e antioxidantes que regulam o metabolismo bem como a resposta à insulina.

Os alimentos ricos em gorduras saudáveis são principalmente:

Peixe gordo

O consumo de peixes gordurosos diminui a inflamação no corpo. Isso por meio dos ácidos graxos ômega-3.

A diminuição da inflamação e do estresse oxidativo ajuda a prevenir a glicose alta e da mesma forma a resistência à insulina. Assim comer alimentos ricos em gorduras boas aumenta a sensibilidade à insulina depois da refeição. Aumentando assim a liberação de insulina e ajudando a captar a glicose do sangue e assim estabiliza a glicose.

Pasta de amendoim ou de nozes

A gordura das nozes, principalmente das amêndoas, castanhas e amendoim melhora o controle glicêmico. Pois ativa a via de sinalização da insulina para liberar mais insulina em resposta a glicose alta e transporte da glicose para os músculos. 

Além disso as nozes são ricas em magnésio. Um mineral que ajuda a regular a capacidade da insulina de captar a glicose da corrente sanguínea. Assim ajuda a baixar a glicose alta.

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Os estudos mostram que comer de 30 a 60 gramas de nozes ou amêndoas ou amendoim, todos os dias melhora o controle glicêmico. Baixando a glicose alta em jejum, bem como a hemoglobina A1C .

Abacate

Fonte rica de ácidos graxos monoinsaturados. Igualmente às nozes, têm benefícios semelhantes. Melhora a sensibilidade à insulina e captação da glicose. Assim comer abacate baixa a glicose alta no sangue.

Da mesma forma que as nozes, o abacate é rico em magnésio, que também regula a absorção de insulina e glicose.

Estudos clínicos mostram que comer meio abacate baixa os picos de glicemia bem como a glicose alta até seis horas depois da refeição.

Ovos

Os ovos, principalmente a gema, é rica em ácidos graxos poli insaturados, minerais e vitaminas. Que diminui a inflamação no corpo e as interrupções no metabolismo da glicose.

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A pesquisa mostra que comer dois ovos por dia por 12 semanas baixa a glicose no sangue em jejum. Além disso diminui o risco do pré diabético ficar diabético tipo 2 em 40%. 

Probióticos

Alimentos Fermentados

Comer alimentos fermentados como chucrute, repolho fermentado ou algas marinhas fermentadas regulam a glicose.

Os probióticos são bactérias boas ​​que melhoram o funcionamento do intestino. Dito isto certos alimentos alteram a estrutura e a atividade das bactérias intestinais. Isso então causa inflamação crônica e disfunção metabólica e aumenta o risco de obesidade, síndrome metabólica e diabetes tipo 2.

Evidências mostram que comer kimchi reduz a resistência à insulina bem como melhora a sensibilidade à insulina. Pois altera os processos metabólicos em resposta aos reguladores da glicose.

Além disso, comer de kimchi baixa a hemoglobina A1C e a glicose nos diabéticos

Kefir e Iogurte

Iogurte e kefir, são feitos de leite fermentado. Igualmente são fontes de bactérias probióticas boas ​​para o intestino.

As bactérias, como Lactobacillus e Bifidobacterium, são as bactérias probióticas mais comuns no alimentos como iogurte.

Então comer esses alimentos baixa a glicose alta.

Além disso, reduz a inflamação e o estresse oxidativo. Prevenindo então a resistência à insulina e produzindo compostos polipeptídicos que ajudam a aumentar a absorção de glicose pelos músculos.

Outras pesquisas clínicas sugerem que comer 150 gramas de iogurte por dia, ao longo de quatro semanas, baixa a glicose após a refeição bem como regula a resposta à insulina.

Leia também: Diabético pode Comer Queijo?

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Resumo

Comer alimentos ricos em fibras, ácidos graxos ômega-3 e probióticos baixa a glicose no sangue.

Além disso, comer uma dieta equilibrada e saudável é a maneira mais fácil de controlar do diabetes e manter a glicose estável.

A glicose alta pode aumentar o risco de diabetes e outras complicações, mas pode ser controlado ao comer os alimentos certos.

Evitar comer alimentos ricos em carboidratos simples e comer mais alimentos ricos em fibras, gorduras boas ​​e probióticos, certamente equilibra a glicose e melhora a resposta à insulina.

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