O que acontece se eu parar de comer carboidrato

O que acontece se eu parar de comer carboidrato?

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O que acontece com seu corpo se você parar de comer carboidratos

Para provocar cetose nutricional, dietas extremamente baixas em carboidratos limitam a ingestão de carboidratos em menos de 10% da ingestão total de macronutrientes (carboidratos, gordura e proteína). Isso se traduz em 20 a 50 gramas de carboidratos por dia. As dietas com baixo teor de carboidratos geralmente atingem menos de 26% da ingestão nutricional, ou 130 gramas. Mas o que acontece se eu parar de comer os alimentos ricos em carboidratos?

O que é cetose nutricional

Os carboidratos são um nutriente básico que seu corpo transforma em glicose, ou açúcar no sangue, para produzir energia para o seu corpo funcionar. Uma dieta com muito baixa em carboidratos, como a dieta cetogenica e a fase inicial da Dieta Atkins, leva seu corpo à cetose nutricional. Seu fígado começa a produzir cetonas – um combustível que entra em ação quando seu corpo não tem açúcar suficiente para funcionar – quebrando a gordura.

Para provocar cetose nutricional, dietas extremamente baixas em carboidratos limitam a ingestão de carboidratos em menos de 10% da ingestão total de macronutrientes (carboidratos, gordura e proteína). Isso se traduz em 20 a 50 gramas de carboidratos por dia. As dietas com baixo teor de carboidratos geralmente atingem menos de 26% da ingestão nutricional, ou 130 gramas.

O que acontece com seu corpo quando você para de comer carboidratos?

1- Você vai perder o peso da água

Uma súbita falta de carboidratos fará com que você perca peso. No início, é principalmente o peso da água. Isso ocorre principalmente porque o corte de carboidratos também elimina os estoques de glicogênio em seus músculos. O glicogênio ajuda seu corpo a reter água. Você também pode perder um pouco de sal junto com os carboidratos cortados. Quando você começa a comer carboidratos novamente, o peso da água volta imediatamente. Demora 2 a 3 semanas para a cetose aumentar e começar a queimar gordura.

2- Você pode pegar a “gripe ceto”

A cetose pode causar fraqueza, fadiga, tontura e dores de cabeça, que podem ser muito parecidos com os sintomas da gripe. Efeitos colaterais mais sérios também podem ocorrer, como dor de estômago, náuseas e vômitos. Alguns médicos acham que isso é causado por não obter nutrientes suficientes de frutas, feijões, vegetais e grãos inteiros – alimentos não permitidos ou estritamente limitados em uma dieta cetônica.

3- Você pode ter névoa cerebral

Você pode sentir uma névoa enquanto seu corpo tenta manter os níveis normais de açúcar no sangue. Pode ser difícil dormir no começo. Você pode se sentir muito cansado, o que deixará seu cérebro ainda mais confuso por um tempo.

4- Sua barriga pode inchar

As dietas com baixo teor de carboidratos também são pobres em fibras. A constipação pode atacar, embora geralmente desapareça em algumas semanas. Você pode obter alguma fibra de frutas aquosas como a melancia. Além disso, os gases podem ficar presos no seu trato digestivo. Seu estômago pode ficar muito cheio e doer. Se você ficar bem hidratado e receber eletrólitos suficientes (minerais que ajudam a equilibrar a água do corpo e nutrir as células), seus sintomas podem não ser tão graves ou durar tanto.

5- Causa mal hálito

Sua respiração pode ter um cheiro estranho. Quando seu corpo funciona com ácidos graxos em vez de carboidratos, ele libera cetonas através da respiração como acetona. Seu hálito pode cheirar frutado ou doce. Alguns dizem que tem gosto de maçã em decomposição. Além disso, se sua boca estiver seca, você pode ter mau hálito. Isso porque não há saliva suficiente para se livrar das bactérias e das partículas extras de comida da boca. Portanto, fique hidratado.

6- Seus níveis de açúcar no sangue podem cair

Uma dieta super baixa em carboidratos pode baixar muito a glicose no sangue. Isso pode ajudar se você tem diabetes. Mas na cetose verdadeira, a hipoglicemia é um risco. Isso acontece quando a glicose no sangue cai muito. O tratamento ideal é ingerir 15 gramas de carboidratos. Se ainda sua glicose ainda estiver muito baixa após 15 minutos, você precisará comer mais 15 gramas. Se você tem diabetes, verifique sua glicose com frequência e pode precisar ajustar seus medicamentos durante esta dieta.

7- Pode sobrecarregar seu coração

Dietas com muito baixo teor de carboidratos também são ricas em gordura. A ingestão de gordura saturada não deve ser superior a 5% a 6% do total. Concentre-se em gorduras saudáveis, como abacates, azeitonas e nozes. Na dieta cetônica (bem como em dietas menos rígidas com baixo teor de carboidratos, como Atkins e Paleo), seus níveis de triglicerídeos e colesterol HDL (“bom”) provavelmente irão melhorar. Mas você pode ver um aumento no LDL, ou colesterol “ruim”, que também pode levar a doenças cardíacas.

8- Você pode se sentir mal-humorado

Seu estado de espírito pode ficar instável quando você corta drasticamente os carboidratos saudáveis ​​que enviam açúcar para o cérebro. Você pode se sentir mal-humorado. Um estudo descobriu que pessoas que seguiram dietas com baixo teor de carboidratos ao longo do tempo tinham menos serotonina em seus cérebros do que aquelas que faziam dietas com baixo teor de gordura. Níveis saudáveis ​​de serotonina ajudam a proteger contra ansiedade e depressão.

9- Pode causar gordura no fígado

Em uma dieta baixa em carboidratos, seu fígado tem muito mais gordura para processar. Isso pode causar a esteatose hepática não alcoólica, conhecida como gordura no fígado. 

10 – Pode causar problemas renais

A cetose nutricional pode aumentar os níveis de ácido úrico, causando cálculos renais ou crises de gota. Um estudo descobriu que pessoas com doença renal crônica moderada com dieta cetônica se saíram bem com supervisão médica cuidadosa. Mas outros mostram que aqueles que comem qualquer dieta rica em carne vermelha e pobre em grãos inteiros, laticínios com baixo teor de gordura e frutas têm 97% mais chances de desenvolver doenças renais. Em parte, é por isso que alguns nutricionistas desaconselham fazer dietas extremamente baixas em carboidratos por conta própria.

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Fontes:

  • Cleveland Clinic: “Carbohydrates,” 
  • Medline Plus: “Blood Sugar,” “Fluid and Electrolyte Balance.”
  • Harvard Health Publishing: “Dieta cetogênica: a última dieta com baixo teor de carboidratos é boa para você?” “Você deve tentar a dieta ceto?”
  • Sarah Simental, MS, RD, CNSC, CSPCC, nutricionista, Los Angeles.
  • Diabetes Teaching Center da University of California, San Francisco: “Ketones.”
  • StatPearls Publishing: “Low Carbohydrate Diet,” “Ketogenic Diet.”
  • Arizona State University College of Health Solutions: “The Keto Diet: Is Eating More Fat the Key to Weight Loss?”
  • Clínica Mayo: “A dieta do ceto é para você? A Mayo Expert Weighs In, ”“ Dietary Fiber: Essential for a Healthy Diet ”,“ Hypoglycemia. ”
  • Northwestern Medicine: “Prós e contras da dieta cetogênica”, “How to Beat the Bloat”, “Surprising Causes of Bad Breath”.
  • American Academy of Family Physicians: “What Is Bloating?” (O que é inchaço?)
  • Journal of Breath Research: “Breath acetone as a a potencial marker in Clinical Practice.”
  • American Diabetes Association: “Hypoglycemia (Low Blood Sugar).”
  • Journal of the Endocrine Society: “Um caso de hipoglicemia associada à dieta cetogênica e ao uso de álcool”.
  • American Heart Association: “Saturated Fat,” “The American Heart Association Diet and Lifestyle Recommendations.”
  • Archives of Internal Medicine: “Efeitos a longo prazo de uma dieta de muito baixo teor de carboidratos e uma dieta de baixa gordura no humor e na função cognitiva”.
  • Nutrientes: “Dieta cetogênica de muito baixas calorias: uma ferramenta segura e eficaz para perda de peso em pacientes com obesidade e insuficiência renal leve.”
  • Fundação Nacional do Rim: “O alimento certo pode ajudar a combater as doenças renais”.

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