Diabetes Gestacional-Guia de Alimentação Saudável

Diabetes Gestacional: Guia de Alimentação Saudável

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O que uma grávida com diabetes gestacional pode comer?

Se você tem diabetes gestacional, é importante fazer uma alimentação saudável e comer muitos alimentos ricos em nutrientes e fibras para manter o diabetes controlado.

Enquanto isso, os alimentos com baixo teor de fibras e alto teor de açúcar devem ser limitados e evitados.

Como se os futuros pais não tivessem nada mais com que se preocupar, acrescente mais uma preocupação: o diabetes gestacional. Mas se você foi diagnosticada com diabetes gestacional , não entre em pânico. O diabetes na gravidez é muito controlável – geralmente sem medicação.

“Muitas pessoas podem controlar o diabetes gestacional com uma alimentação saudável e mudanças no estilo de vida”, diz a educadora em diabetes e enfermeira Megan Asterino-McGeean, da Cleveland Clinic. “Mas se você precisa de medicação, isso não algo que você fez algo errado. Cada gravidez é única e tem suas próprias características ”.

O que é diabetes gestacional?

O diabetes gestacional é um tipo de diabetes que ocorre durante a gravidez. Geralmente se desenvolve quando você está com 24 a 32 semanas de gravidez e desaparece após o parto. Mas é possível desenvolver diabetes gestacional antes ou depois desse período.

“ O trabalho da insulina é manter os níveis de glicose no sangue dentro da meta. Mas, durante a gravidez, sua placenta produz hormônios que impedem a insulina de funcionar normalmente ”, explica Asterino-McGeean. “Os níveis altos de glicose no sangue podem ser perigosos. Existem riscos e complicações para você e para seu bebê se a glicose não for controlada. ”

Ter diabetes gestacional também aumenta o risco de ter novamente em gestações futuras.

Quem corre risco?

Qualquer pessoa pode desenvolver diabetes gestacional durante a gravidez, mas esses fatores aumentam o risco:

  • Idade (mais de 25 anos).
  • História familiar de diabetes gestacional.
  • Doença cardíaca ou hipertensão.
  • Inatividade e sedentarismo.
  • Obesidade.
  • Tendo a síndrome dos ovários policísticos (SOP) .
  • Dar à luz anteriormente um bebê que pesava quatro quilos ou mais.
  • Presença de diabetes gestacional em gestações anteriores.
  • Raça (ser asiático-americano, nativo americano, negro ou hispânico).

Como controlar o diabetes gestacional com uma dieta saudável

Considere um plano de dieta para diabetes gestacional sua arma secreta para ajudar a prevenir complicações na gravidez e no parto. Mesmo se você precisar de medicação para diabetes. Mas ainda é vital seguir uma dieta saudável para diabetes gestacional.

Lista de alimentos para diabetes gestacional

Aqui está uma lista dos melhores alimentos para comer em uma dieta para diabetes gestacional:

Proteínas magras

Esses alimentos ajudam você a se sentir satisfeita e são fundamentais para o crescimento do seu bebê:

  • Frango.
  • Ovos.
  • Peixe.
  • Laticínios com baixo teor de gordura.
  • Peru.

É especialmente importante comer proteínas no café da manhã para evitar ficar com fome ​​ao longo do dia. Além disso, comer alimentos ricos em proteínas no desjejum podem até ajudar a diminuir os enjoos matinais. ”

Legumes sem amido

Eles fornecem vitaminas, minerais e fibras que são muito importantes para uma alimentação saudável para diabetes gestacional, pois têm muito baixo teor de carboidratos.

  • Brócolis.
  • Pepinos.
  • Vagem.
  • Cebolas
  • Pimentas.
  • Verduras 

Gorduras saudáveis

As gorduras saudáveis ​​ajudam você a se sentir satisfeita e tem vários benefícios para a saúde do coração.

Abacate.
Nozes, castanhas, amendoim, macadâmia, castanha do Pará e castanha de caju
Azeite.
Sementes de abóbora
Pasta de amêndoa, amendoim, caju, etc…

Carboidratos complexos

Precisamos consumir carboidratos para ter energia, fibras e certos nutrientes. Os carboidratos complexos são:

Feijões.
Vagem de feijão ou de soja
Arroz castanho.
Iogurte grego.
Batatas doces.
Pão de trigo integral.

O que não comer na diabetes gestacional?

Se você está fazendo uma dieta para diabetes gestacional, evite estes alimentos:

  • Bebidas açucaradas, como refrigerantes, sucos enlatados e em caixa, energéticos
  • Carboidratos simples, como pão, bolo, biscoitos, arroz branco, macarrão e todas as massas e alimentos feitos de trigo branco refinado.
  • Frutas cristalizadas
  • Suco de fruta, mesmo natural
  • Frutas enlatadas em calda

Cinco dicas para fazer uma alimentação saudável com diabetes gestacional

Recomendamos estas cinco dicas para uma alimentação mais saudável:

  • Planeje com antecedência: pense na próxima semana e anote um plano de refeições simples e uma lista de compras para evitar decisões de última hora, porque geralmente resultam em escolhas menos saudáveis.
    Corte e descasque as frutas e vegetais quando chegar em casa, depois do mercado ou feira para facilitar o preparo ou para fazer um lanche rápido.
  • Compre congelados: Abasteça seu freezer com vegetais congelados. Mesmo que os vegetais frescos sejam mais saudáveis, estragam com facilidade, então você sempre tem as opções dos congelados.
  • Leve consigo uma garrafa de água (e beba ao longo do dia) para se manter hidratada.
  • Equilibre suas refeições: Coma proteínas e vegetais em cada refeição e lanches. Procure fazer três refeições por dia e lanches entre elas, conforme necessário.

Conclusão:

O diabetes gestacional é um problema que deve ser monitorado de perto e a alimentação saudável é fator importante para regular a glicose no sangue durante essa fase.

Há risco do diabetes gestacional se desenvolver para diabetes tipo 2, mas na maioria dos casos desaparece depois do parto.

Fonte: https://health.clevelandclinic.org/what-should-you-eat-when-youre-on-a-gestational-diabetes-diet-plan/

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