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Como controlar o Diabetes Tipo 2

como controlar o diabetes tipo 2

Para ajudar as pessoas a controlar o diabetes tipo 2, a American Heart Association (AHA) recomenda:

Se as mudanças na dieta e no estilo de vida não ajudarem a manter um nível saudável de açúcar no sangue, os médicos podem prescrever medicamentos. No entanto, se seu açúcar no sangue estiver apenas ligeiramente elevado, os medicamentos podem não ser necessários.

Neste artigo, examinamos como controlar o diabetes tipo 2 sem medicação. 

Tempo estimado de leitura: 6 minutos

Maneiras de controlar o diabetes tipo 2 sem medicação

Um estudo de 2020 relata que práticas de estilo de vida saudáveis ​​podem controlar o diabetes tipo 2 bem como os ricos da doença. Tais medidas podem retardar ou prevenir o desenvolvimento ou até mesmo a remissão do diabetes tipo 2. Este método de controlar o diabetes é tão bom que os autores do estudo chamam de “remédio natural para o diabetes”.

As seguintes práticas de estilo de vida saudável podem ajudar não só a controlar o diabetes, mas também baixar a glicose:

1. Controle o peso para controlar o diabetes tipo 2

Pessoas com sobrepeso ou obesidade, perder peso pode reduzir a glicose e não só controlar o diabetes mas também reverter a doença.

Duas maneiras de controlar o peso são:

  • Fazer uma dieta saudável e balanceada
  • Praticar exercícios regularmente. 

O segredo para perder peso está no menor consumo de calorias do que o corpo usa, mas também no aumento de consumo calórico.

2. Para controlar o diabetes então faça uma dieta específica

Uma dieta saudável para diabéticos consiste em comer alimentos nutritivos em quantidades adequadas, evitando ou limitando alimentos não nutritivos.

Os melhores alimentos para controlar o diabetes tipo 2 são principalmente :

  • Grãos inteiros, como aveia ou arroz integral e pão integral
  • Frutas e vegetais
  • Peixes não fritos ricos em ômega-3, como por exemplo: salmão e truta e sardinha
  • Carne magra, como por exemplo: frango ou peru
  • Óleos vegetais ricos em ômega3 como azeite de oliva, por exemplo
  • Nozes ou castanhas ou amendoim ou macadâmia. Bem como outras sementes ricas em gorduras
  • Leguminosas, como por exemplo: feijão, ervilha e grão de bico
  • Laticínios com pouca gordura

Alimentos que devem ser evitados para controlar o diabetes tipo 2:

  • Alimentos e bebidas doces, como por exemplo: doces, bolos, geléia, mel, refrigerantes, chá doce, sucos de frutas e sucos de frutas industrializados
  • Aditivos alimentares doces, como xarope de milho, dextrose, maltose, frutose e sacarose.
  • Carnes processadas e gordurosas, como por exemplo: bacon, cachorros-quentes e cortes gordurosos de boi e porco
  • Alimentos salgados
  • Alimentos parcialmente hidrogenados e com gordura trans, como por exemplo: gordura vegetal, margarina, pipoca de micro-ondas, pizzas congeladas, sobremesas e café com creme
  • Gordura saturada, como alimentos que contêm óleo de palma ou óleo de coco

A American Diabetes Association (ADA) recomenda uma dieta semelhante à dieta mediterrânea, que se concentra em:

  • Frutas
  • Legumes
  • Grãos inteiros
  • Nozes
  • Azeite
  • Peixe gordo

Uma revisão de 2020 mostra que seguir este plano alimentar ajuda a controlar o diabetes tipo 2.

3. Faça exercícios físicos regularmente

O exercício não só baixa a glicose mas também queima calorias, o que ajuda na perda de peso. Além disso a atividade física aumenta a sensibilidade à insulina. Isso ajuda a glicose entrar nas células para então ser usada como fonte de energia.

Fazer 30 minutos de atividade física moderada por dia , totalizando pelo menos 150 minutos por semana ajuda muito a controlar o diabetes tipo 2. A caminhada rápida é um tipo de exercício moderado. Alternativamente, 75 minutos por semana de atividade aeróbica vigorosa são igualmente benéficos.

4. Pare de fumar

Os médicos aconselham as pessoas a pararem de fumar. Pois ajuda no controle do diabetes tipo 2 por várias razões. Em primeiro lugar, os fumantes têm um risco de 30 a 40% maior de desenvolver diabetes do que os não fumantes. Em segundo lugar, fumar atrapalha a prática de exercícios físicos.

Acima de tudo, fumar aumenta a glicose temporariamente. Isso prejudica o controle da glicose, mesmo em pessoas não diabéticas. Dessa forma aumenta a probabilidade da pessoa ter complicações do diabetes, como doenças renais e danos aos nervos.

5. Gerenciar o estresse

Pesquisas em 2019  mostram que, embora o estresse não cause diabetes tipo 2, pode piorar a condição. O estresse estimula a liberação de hormônios que interferem na regulação da glicose. Igualmente torna a pessoa mais propensa a ter práticas que dificultam o controle do diabetes, como comer demais e fumar.

Uma maneira de reduzir o estresse é passar um tempo na natureza e tomar chá de hibiscus.

Conclusão:

De acordo com a ADA , o diabetes tipo 2 é progressivo. Assim é mais difícil de controlar ao longo do tempo. Os avanços nos estudos e descobertas de novos métodos e medicamentos, permitem que os diabéticos vivam mais. No entanto, apesar dos avanços, o diabetes tipo 2 pode reduzir a expectativa de vida em até 10 anos.

Os efeitos das mudanças no estilo de vida sobre o diabetes tipo 2 não foram submetidos a pesquisas extensas Assim limitando as estatísticas sobre os resultados de tais intervenções. No entanto, um ensaio clínico 2018 examinou os resultados de um programa de controle de peso em 306 indivíduos com diabetes tipo 2. Após 12 meses, os autores descobriram que cerca de metade dos diabéticos que participaram do programa revereteram o diabetes .

Os pesquisadores não podem quantificar a melhora exata que cada prática de estilo de vida saudável pode trazer neste ponto da pesquisa. No entanto, as perspectivas para os diabéticos tipo 2 que têm um estilo de vida saudável são melhores do que os que não têm.

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