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Beterraba Para Diabéticos: Saiba os Benefícios

beterraba para diabéticos

A beterraba é rica em poderosos antioxidantes e nutrientes que vários benefícios para diabéticos. A beterraba é rica em folatos, potássio e outros nutrientes que são bons para a saúde. Mas a pesquisa mostra que a beterraba tem benefícios principalmente para diabéticos.

Tempo estimado de leitura: 6 minutos

Beterraba para Diabéticos

Índice glicêmico da beterraba

O índice glicêmico (IG) beterraba é igual a 70, o que a classifica como um alimento de IG médio. A carga glicêmica (CG) da beterraba é igual a 6,1, o que a classifica como um alimento de baixo GL. Não só o IG mas também a CG são importantes para o controle da alimentação para diabéticos.

Além disso, 100 g de beterraba contém 39 kcal (163 kJ), 1,3 gramas de proteínas, 8,7 gramas de carboidratos e apenas 0,2 gramas de gorduras. [ 1 ]

Há um mito que o diabético não pode ou não deve comer beterraba, mas como visto acima, os dados não confirmam esse mito.

Beterraba baixa a glicose dos diabéticos

A beterraba é rica em fitoquímicos. Esse composto tem efeito regulador não só na glicose mas também na insulina.

Um estudo de 2014 investigou os efeitos do suco de beterraba na glicose pós prandial, ( nível de glicose após a refeição). O estudo descobriu que tomar 225 ml de suco de beterraba, ou seja, menos de 1/2 xícara, causou redução nos níveis de glicose após a refeição.

No entanto, é importante informar que este estudo foi feito em pessoas sem diabetes. Assim, mais pesquisas devem ser feitas dos efeitos da beterraba para diabéticos para comprovar o estudo.

Reduz a inflamação crônica

Segundo o National Center for Complementary and Integrative Health a beterraba e outros alimentos ricos em antioxidantes ajudam na prevenção de várias doenças. Pois combatem os radicais livres, as moléculas que danificam as suas células. O estresse oxidativo causado por esses radicais livres causam doenças cardíacas e câncer.

De acordo com um estudo de 2010, a beterraba pode ter até 1,7 milimoles de antioxidantes por 100g. Como os antioxidantes betalaínas, que dão a beterraba a cor avermelhada.

Além disso, a beterraba é bom para o diabético pois contém outros compostos que combatem a inflamação crônica, um grande causador e complicador do diabetes.

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Beterraba reduz as complicações para os diabéticos

O diabetes causa danos aos pequenos vasos sanguíneos (danos microvasculares), mas também aos vasos sanguíneos maiores (danos macrovasculares). Isso pode causar complicações que afetam os olhos, coração, rins bem como outras partes do seu corpo.

Um estudo de 2016 mostra que os antioxidantes, como os da beterraba, reduzem o estresse oxidativo e os radicais livres no corpo. Menos radicais livres significam um menor risco de complicações do diabetes, como:

  • retinopatia
  • doenca renal
  • neuropatia e doença do pé diabético
  • doença cardiovascular

Reduz a resistência a insulina

O metabólito é uma substância que permanece no corpo depois que ele metaboliza ou decompõe alimentos ou outros materiais. Há algumas evidências científicas de que um dos metabólitos encontrados em altas concentrações na beterraba, o nitrato, pode reduzir a resistência à insulina.

O mesmo metabólito é encontrado no sangue, mas em menos quantidade em pessoas com resistência à insulina, pré- diabetes e em risco cardiovascular do que em pessoas não diabéticas.

De acordo com um pequeno estudo de 2017 , os participantes obesos que tomaram uma mistura de suco de beterraba e carboidratos tiveram menor resistência à insulina do que os não obesos. Isso mostra que os obesos tem mais benefícios consumindo beterraba bem como outros alimentos ricos em nitrato.

Um estudo anterior de 2014 descobriu que pessoas saudáveis ​​que tomaram suco de beterraba na refeição tiveram respostas mais baixas de insulina e glicose após a refeição. No entanto, um estudo muito pequeno de 2013 teve resultados diferentes. 27 indivíduos com diabetes tipo 2 que bebiam suco de beterraba diariamente não mostraram melhora na resistência à insulinaFonte confiável

Esses estudos envolveram um pequeno número de participantes, e mais pesquisas são necessárias. É possível que a redução da resistência à insulina seja um dos benefícios de comer beterraba, o que poderia beneficiar indivíduos com diabetes.

Baixa a pressão arterial

Um estudo de 2013 descobriu que hipertensos que tomam uma xícara de suco de beterraba todos os dias tiveram uma queda significativa na pressão arterial. Alguns também tiveram melhora na elasticidade dos vasos sanguíneos.

Os pesquisadores alegam que os nitratos do suco de beterraba são os responsáveis. Eles expandem os vasos sanguíneos e melhora o fluxo sanguíneo.

Este estudo também descobriu que tomar suco de beterraba baixa a de pressão arterial sistólica, que mede a pressão nos vasos sanguíneos quando o coração bate.

Mais recentemente, um estudo de 2017 descobriu que os nitratos do suco de beterraba baixa a pressão arterial aórtica central em diabéticos tipo 2. A pressão arterial aórtica central é a pressão na aorta. A grande artéria que envia o sangue para todo o corpo.

Quem tem diabetes pode comer beterraba?

Não há riscos de comer beterraba se você tiver diabetes. A American Diabetes Association incentiva todos os diabéticos comer mais vegetais.

A menos que você seja alérgico à beterraba, o único risco que vem com a ingestão de beterraba é a beetúria . Beeturia faz com que a urina ou as fezes fiquem rosa ou vermelhas. Mas poucas pessoas tem beetúria depois de comer beterraba.

Embora possa ser alarmante, a beetúria não é prejudicial. É causada por um dos compostos da beterraba que dá cor ao vegetal e geralmente desaparece sozinha.

Conclusão

A beterraba é rica em antioxidantes e nutrientes que tem benefícios para a saúde dos diabéticos. A beterraba pode diminuir o risco de complicações do diabetes descontrolado, incluindo danos nos nervos e nos olhos.

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