9 Mitos e Verdades da Dieta do Diabético

9 Mitos e Verdades da Dieta do Diabético

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Pesquisar na Internet informações confiáveis ​​sobre a melhor dieta para diabetes pode deixá-lo confuso.

Embora não faltem conselhos, muitas vezes é difícil discernir o fato da ficção.

A seguir, desmascaramos 9 mitos comuns sobre a dieta do diabético.

1. Comer glicose causa diabetes

De acordo com a American Diabetes Association (ADA), comer muito glicose não causa diabetes, mas pode ser um fator contribuinte em alguns casos.

O diabetes tipo 1 é normalmente causado quando por uma uma predisposição genética. O diabetes tipo 2 é freqüentemente desencadeado por vários fatores, incluindo genética, alimentação e estilo de vida.

Alguns outros fatores de risco que podem levar ao diabetes tipo 2 incluem:

  • excesso de peso
  • pressão alta
  • estilo de vida sedentário
  • idade, especialmente acima de 45

Bebidas adoçadas com glicose, como refrigerante e suco de frutas, são ricas em calorias vazias e estudos recentes associaram isso a um risco maior de diabetes. Para ajudar a prevenir o diabetes, a ADA recomenda evitá-los quando possível.

 

2. Carboidratos são o inimigo numero 1 do diabético

Carboidratos não são seus inimigos. Não são os carboidratos em si, mas o tipo e a quantidade de carboidratos que você ingere que é importante considerar para quem tem diabetes.

Nem todos os carboidratos são iguais. Aqueles com baixo índice glicêmico (IG) , uma medida de quão rapidamente os alimentos com carboidratos podem afetar os níveis de glicose no sangue, são escolhas melhores do que aqueles com alto IG. Alguns fatores que influenciam a decisão de quais alimentos têm um IG baixo ou alto são:

  • perfil nutricional
  • maturação
  • quantidade de processamento

Exemplos de carboidratos com baixo IG incluem:

  • aveia grossa
  • pão integral
  • feijões secos e leguminosas
  • vegetais com baixo teor de amido, como espinafre, brócolis e tomate

Também é uma boa ideia escolher alimentos com carga glicêmica (CG) mais baixa . O CG é semelhante ao GI, mas incorpora o tamanho da porção no cálculo. É considerada uma estimativa mais precisa de como os alimentos afetarão a glicose no sangue.

Se você comer alimentos com alto IG ou CG, combiná-los com alimentos com baixo IG ou CG pode ajudar a equilibrar sua refeição.

Depois de escolher os carboidratos mais equilibrados, você ainda precisa controlar a porção de carboidratos, pois muitos carboidratos podem causar níveis mais elevados de glicose no sangue.

Atenha-se à sua meta pessoal de carboidratos ao contar os carboidratos . Se você não souber como contar os carboidratos da dieta, procure um nutricionista. Se você usar o método de controle da porção do prato , limite os carboidratos a um quarto do prato.

 

3. Alimentos com amido são proibidos

Alimentos ricos em amido contêm carboidratos. Além de alimentos como pão, massa e arroz, os alimentos ricos em amido também incluem vegetais ricos em amido, como batata, milho, feijão e lentilhas.

Embora os vegetais ricos em amido contenham carboidratos, eles também são ricos em outros nutrientes importantes e podem se encaixar em seu plano de refeições com moderação.

Se você estiver contando carboidratos, certifique-se de incluir esses alimentos em sua cota diária de carboidratos. Se você estiver usando o método do prato, os alimentos ricos em amido devem constituir cerca de um quarto do seu prato.

Você também deve escolher carboidratos ricos em fibras e menos processados ​​para obter as vitaminas e minerais de que precisa e, ao mesmo tempo, controlar os níveis de glicose no sangue.

4. Você nunca mais comerá sobremesa

Desfrutar de uma ocasional fatia de bolo ou biscoito não será prejudicial para a maioria das pessoas, mesmo para quem tem diabetes. A chave é moderação e controle da parcela. Na verdade, algumas pesquisas  mostram que restringir-se demais pode levar à compulsão alimentar ou comer demais.

Cuidado com a mentalidade de “tudo ou nada”. Sinta-se à vontade para saborear uma pequena porção do seu doce favorito em ocasiões especiais. Apenas certifique-se de limitar outros carboidratos em sua refeição para atingir um equilíbrio seguro e manter sua meta pessoal de carboidratos.

A ADA menciona que uma diretriz geral é cerca de 45 a 60 gramas de carboidratos por refeição. Você pode encontrar versões mais saudáveis ​​e com baixo teor de carboidratos de muitos doces, explorando a infinidade de receitas disponíveis online.

5. Você não pode tomar vinho

O álcool com moderação é aceitável se o seu diabetes for bem controlado. Os médicos recomendam que as mulheres não bebam mais do que uma bebida alcoólica por dia e que os homens não bebam mais do que duas. Uma bebida é definida como 150 ml de vinho, 1 lata de cerveja ou uma dose de bebidas destiladas.

Também é uma boa ideia monitorar seus níveis de glicose no sangue por 24 horas após beber. O álcool pode potencialmente fazer com que o glicose no sangue caia , interferir com os medicamentos e impedir que o fígado produza glicose (o que faz em resposta a uma queda no glicose no sangue).

Se decidir beber, tente selecionar bebidas alcoólicas com baixo teor de carboidratos e adição de glicose sempre que possível – como vinho, cerveja light ou licor sem açúcar – e limite a ingestão de bebidas mistas açucaradas, que podem aumentar os níveis de glicose no sangue.

6. Frutas são ruins

Não há frutas proibidas na dieta para diabetes. Na verdade, alguns estudos mostram que comer mais frutas inteiras pode realmente estar ligado a uma melhora nos níveis de insulina e melhor controle de glicose no sangue.

Isso ocorre porque muitas frutas inteiras são ricas em nutrientes, incluindo fibras, que podem controlar melhor a glicose no sangue.

O ideal é optar por frutas com baixo teor de glicose, como frutas vermelhas, maçãs e toranja . No entanto, embora seja verdade que algumas frutas contêm mais glicoses naturais do que outras, você pode desfrutar de qualquer um deles se mantiver os tamanhos adequados de porções.

7. Durante a medicação, você pode comer o que quiser

Tomar medicamentos para diabetes não é uma passagem para comer o que quiser, com a frequência que você quiser. Tomar a medicação conforme prescrito é importante, mas também seguir uma dieta rica em nutrientes.

Isso ocorre porque seguir uma dieta rica em produtos hortifrutigranjeiros, carnes magras e carboidratos complexos não só ajuda a controlar seu diabetes a longo prazo, mas também pode ajudá-lo a controlar outras condições crônicas que podem se desenvolver junto com o diabetes, como doenças cardiovasculares e pressão alta .

Um plano alimentar para diabetes é como outros planos alimentares especializados, em que alguns alimentos ajudam, enquanto outros podem prejudicá-los. Comer regularmente alimentos ricos em glicose ou comer grandes porções pode impedir a eficácia de sua medicação, bem como interferir nos hábitos alimentares.

8. As gorduras não importam

De acordo com Associação Americana do Coração, ter diabetes tipo 2 aumenta o risco de ataque cardíaco e derrame. Parte dessa ligação se deve ao fato de que muitas pessoas com diabetes também vivem acima do peso e frequentemente têm pressão alta ou colesterol alto.

Para diminuir o risco de problemas cardíacos, evite as gorduras trans sempre que possível e limite a gordura saturada em sua dieta. Comer muitos alimentos ricos em gorduras saturadas, como laticínios com alto teor de gordura e frituras, pode aumentar seus níveis de colesterol LDL e aumentar o risco de doenças cardíacas e derrames.

De acordo com as últimas pesquisas, você deve evitar as gorduras trans tanto quanto possível, e as gorduras saturadas devem representar menos de 10 por cento de suas calorias por dia.

9. Adoçantes artificiais são seguros e saudáveis

Caminhe por quase todos os corredores do mercado e você encontrará uma seleção de alimentos processados ​​sem glicose. Mas só porque um item é rotulado como “sem glicose” não é o melhor para você. Ele ainda pode conter muitos carboidratos simples, gordura ou calorias.

De acordo com alguns estudos preliminares em animais, certos adoçantes artificiais também podem afetar a sensibilidade à insulina , tornando mais difícil para o corpo manter níveis saudáveis ​​de glicose no sangue. No entanto, mais pesquisas são necessárias antes que quaisquer conclusões firmes possam ser tiradas.

Além disso, embora muitas pessoas presumam que a ANVISA regulamenta estritamente os adoçantes artificiais, muitos aditivos alimentares entram no mercado sem qualquer supervisão.

Apesar da controvérsia em torno da segurança de alguns adoçantes artificiais, o FDA (EUA) considerou os seguintes adoçantes seguros para consumo sob certas condições:

  • sacarina
  • aspartame , que você deve evitar se tiver fenilcetonúria
  • acessulfame de potássio (acessulfame-K)
  • Sucralose
  • neotame
  • Advantame
  • estévia
  • álcoois de glicose

De acordo com a ADA , usar adoçantes artificiais no lugar do glicose para ajudar a adoçar os alimentos sem adicionar muitos carboidratos de vez em quando é provavelmente aceitável. Mas eles também alertam que não há muitas evidências de que os substitutos do glicose ajudem a controlar a glicose no sangue ou a melhorar a saúde cardiometabólica a longo prazo.

Além disso, alguns adoçantes artificiais ainda adicionarão um pequeno número de carboidratos à sua dieta, portanto, você precisará controlar a quantidade que usa.

Conclusão

A diabetes pode ser uma condição difícil de controlar no início, mas fica muito mais fácil quando você tem todos os fatos e informações nutricionais.

Comer alimentos com baixo IG e CG, limitar o consumo de álcool e gorduras trans e saturadas, tomar os medicamentos prescritos pelo médico e monitorar os níveis de glicose no sangue podem ajudar a controlar os sintomas e melhorar a saúde geral.

Depois de desvendar os mitos, você descobrirá que um plano alimentar compatível com o diabetes não precisa ser excessivamente restritivo ou complicado. Em vez disso, pode ser saudável, saboroso e fácil de seguir.

Veja com seu médico ou nutricionista para desenvolver uma dieta que incorpore seus alimentos favoritos e ajude a manter a glicose no sangue sob controle.

Você também deve consultar seu médico ou nutricionista antes de fazer qualquer alteração em sua dieta para ajudar a garantir que você esteja fazendo as melhores escolhas para sua saúde.

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